Direção7
Roteiro6
Elenco5
Fotografia7.5
Trilha Sonora8
Efeitos Especiais8.5
6.5Nota Final
Reader Rating: (1 Vote)
7.0

Título Original: Deliver Us From Evil

Direção: Scott Derrickson

Roteiro: Scott Derrickson e Paul Harris Boardman

Elenco: Eric Bana, Édgar Ramírez, Olivia Munn, Chris Coy, Joel McHale

Produção: Jerry Bruckheimer

Estreia Mundial: 02 de Julho de 2014

Estreia no Brasil: 18 de Setembro de 2014

Gênero: Terror/Crime/Thriler

Duração: 118 minutos

Classificação Indicativa: 16 Anos

O exorcismo já foi amplamente explorado pela sétima arte, desde o cultuado “O Exorcista”, passando por fracassos como “Stigmata” e a mais recente “franquia” “O último exorcismo”. Com essa quantidade enorme de filmes (ruins em sua maioria), o gênero veio perdendo a força, caindo muitas vezes na piada como aconteceu em “A Repossuída”. Livrai-nos do Mal, em contrapartida, desde o início já se mostra uma produção que é levada a sério; que vai preparando o espectador, ao longo da narrativa, para o seu apse final (estrutura que lembra O Exorcista) e que, sim, cumpre muito bem a sua proposta.

deliver-us-from-evil-movie-wallpaper-4

A nossa vinculação se dá através do Policial Sarchie (Eric Bana), responsável pelo patrulhamento das perigosas ruas do Bronx em Nova York. Em mais um dia normal de trabalho, ele e seu colega, Butler (Joel McHale), vão fazer um atendimento no famoso Zoológico da cidade onde uma mulher acaba de atirar seu filho pequeno no poço que antecede a jaula dos leões. Intrigados com os acontecimentos, eles começam a investigar e descobrem uma ligação disso com três soldados que lutaram no Iraque e que lá foram possuídos por um demônio responsável não só pela destruição de suas vidas, como também a de todos ao seu redor.

Incrédulo, Sarchie, a princípio, não acredita que esses fatos tenham ligação com o sobrenatural. Até o momento que isso acaba invadindo sua vida privada, então ele não vê outra solução senão se juntar ao Padre Mendoza (Édgar Ramirez) o qual irá auxiliá-lo no exorcismo. Como fica visível, os personagens são extremamente clichês: policial cético, melhor amigo alívio cômico, padre que sabe de tudo, família em perigo. Isso não quer dizer que seja ruim. Os chavões são bem aplicados e muito bem conduzidos pela mão do competente Scott Derrickson (responsável pelo O Exorcismo de Emily Rose e pelo eficiente A Entidade).

Eric Bana;Edgar Ramirez

O diretor já veterano no gênero sabe muito bem assustar, mas sem apelar muito para aquelas cenas de susto pelo susto. O terror se arrasta por todo o longa, chegando ao seu máximo no final em uma cena espetacular de exorcismo que há muito não presenciávamos, mais uma vez referenciando O Exorcista. Além disso, os efeitos visuais estão magníficos, afinal, temos na produção nada menos do que Jerry Bruckheimer já conhecido pela sua megalomania, principalmente em Piratas do Caribe. Aqui isso fica latente, a película não esconde os cadáveres e o sangue, faz questão de mostrar que tem dinheiro pra bancar até cenas desnecessárias como no momento em que uma personagem cai de cima de um prédio, ficando toda mutilada. Exemplo de cena que não acrescente em nada na narrativa, está ali só para a equipe de maquiagem mostrar serviço.

deliver-us3

Livrai-nos do mal é uma super-produção de terror, mas com cara, atores e história de filme B. E não é que essa combinação funciona perfeitamente. É trash e assustador na medida certa, pra nenhum fã do gênero botar defeito. Claro que não é tão enigmático quanto o Exorcismo de Emily Rose ou até quanto o pai de todos O Exorcista, mas consegue, pelo menos, nos fazer sair satisfeitos da sessão.

TRAILER LEGENDADO

About The Author

Editor-Chefe e Crítico de Cinema

Estudante de Direito e apaixonado pelo universo da sétima arte. Encontra no cinema uma forma de troca de experiências, tanto pelas obras que são apresentadas, quanto pelas discussões que cada uma traz. Como diria Martin Scorsese "Cinema é a importância do que está dentro do quadro e o que está fora".