A academia sueca escolhe desde 1901, um autor que, nas próprias palavras de Alfred nobel, tenha produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal. Desta forma anualmente no mês de outubro conhecemos o novo ganhador do prêmio Nobel de Literatura.

O vencedor deste ano foi o francês Patrick Modiano, hoje com 69 anos, que foi escolhido “pela arte da memória com a qual ele evocou os destinos humanos mais inatingíveis e descobriu a vida do mundo da ocupação [alemã]”, segundo as palavras da academia sueca.

O autor que tem 30 livros publicados, sendo o ultimo lançado neste ano de 2014, conta apenas com poucas obras traduzidas para o português, um cenário que deve mudar em pouco tempo, como ocorreu com a ultima ganhadora do nobel, Alice Munro, que teve várias de suas obras traduzidas para o português.

Assista o vídeo abaixo para maiores informações. Não esqueça de inscrever-se em nosso canal do youtube.

About The Author

Crítico Literário

Fundador, Editor e proprietário do Cine Eterno e estudante de Engenharia Civil mas fascinado pela magia e poesia do cinema e da literatura. Acredita na potencialidade da arte como complemento do modo de vida humano, auxiliando, desvendando e por vezes mitificando diversos conceitos pessoais do homem. Como diria Chaplin " Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa se extrair a imaginação"