Estamos entrando na derradeira semana na qual os vencedores do Oscar 2015 serão finalmente anunciados, num espetáculo apresentado por Neil Patrick Harris, contando com inúmeras atrações, como a cantora pop Lady Gaga, a presença de diversos ganhadores e indicados ao prêmio, entre outras. Nossas considerações finais para a principal celebração ao cinema, exibido no dia 22 de fevereiro pelo canal pago TNT, às 20:30.

~MELHOR FILME~

É interessante perceber como os filmes independentes sobressaíram nessa temporada: temos nada menos que cinco nomeados vindo desse nicho, tendo dois como franco favoritos. Boyhood foi aclamado pela crítica americana e saiu na dianteira, porém começou a perder força no prêmio dos sindicatos. Birdman hoje tem favoritismo, respaldo dos prêmios do sindicato dos produtores, atores e diretores, entretanto pode ser prejudicado pelo tom ácido no qual trata a indústria. Correndo muito por fora temos O Grande Hotel Budapeste, surpreendentemente celebrado e com grandes fãs, seria uma saída bem apropriada.

Deve ganhar: Birdman (Ou a Inesperada Virtude da Ignorância)

Pode ganhar: Boyhood: Da infância à adolescência

Faltou: Sr Turner

Meu voto: Birdman

 

~MELHOR DIRETOR~

Mais uma categoria na qual Birdman e Boyhood duelam pela ovação. Richard Linklater até parecia imbatível, entretanto perdeu o sindicato dos diretores para Iñarritu, tal premiação acertou nos últimos dez anos nada menos que nove dos dez vencedores do Oscar, sendo que a única exceção foi Ben Affleck por Argo que sequer foi indicado. Contra Alejandro está o fato da Academia ter premiado um mexicano ano passado, além de Linklater ter o fator de estar 12 anos no projeto.

Deve ganhar: Alejandro G. Iñarritu (Birdman)

Pode Ganhar: Richard Linklater (Boyhood)

Faltou: Ave Duverway (Selma)

Meu Voto: Inãrritu (Birdman)

 

~MELHOR ATOR~

Ano particularmente bom para os atores, dói perceber grandes esnobados na categoria. Michael Keaton parecia (ou pelo menos tinha tudo para) ser  favorito, porém foi ofuscado por Eddie Redmayne e a infalível fórmula de cinebiografia+filme doença. É provável que o britânico seja premiado, até pelo fato de terem gostado tanto de A Teoria de Tudo. Fica aqui a lástima por ver Steve Carrel na categoria, quando é coadjuvante, e Bradley Cooper que, novamente, sequer merecia uma lembrança.

Deve ganhar: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)

Pode Ganhar: Michael Keaton (Birdman)

Faltou: Oscar Isaac (O Ano Mais Violento), David Oyelowo (Selma), Timothy Spall (Sr Turner)…

Meu Voto: Michael Keaton (Birdman)

~MELHOR ATRIZ~

Simplesmente não há concorrência ou possibilidade de alguém tirar o tão merecido Oscar de Julianne Moore. Realmente a carência de tal prêmio é estranho para uma atriz desse calibre, entretanto sua performance em Para Sempre Alice é tão quadradinha, sendo um prêmio de carreira em vez de merecimento. Marion Cotillard surpreendeu a ser indicada e, sem sombra de duvidas, é disparada a melhor, acompanhada da performance emblemática de Rosamund Pike. Infelizmente as duas não tiveram espaço nessa temporada e vão apenas aplaudir a ruiva.

Deve Ganhar: Julianne Moore (Para Sempre Alice)

Pode ganhar: Não tem pra ninguém

Faltou: Jennifer Aninston (Cake)

Meu Voto: Marion Cotillard (Dois dias, uma noite)

~MELHOR ATOR COADJUVANTE~

Finalmente J.K. Simmons ganhou seu merecido lugar nos holofotes, um ator que é sempre um eficiente coadjuvante, tantas vezes subestimado. Seu trabalho em Whiplash é soberbo em todos os sentidos, não há a menor concorrência com ele, na realidade os outros indicados são pequenos comparados a grandeza da performance do ator.

Deve ganhar: J.K Simmons (Whiplash)

Pode ganhar: É a vez do careca

Faltou: Tom Wilkinson (Selma)

Meu Voto: J.K. Simmons (Whiplash)

~MELHOR ATRIZ COADJUVANTE~

Temporada fraca para as coadjuvantes femininas, na qual as grandes performances na categoria foram totalmente esnobadas. Me surpreende que Patricia Arquette tenha conquistado amplo favoritismo, parece que captaram a sua representação da mãe problemática americana, o que não deixa de ser um trabalho eficiente, entretanto nada tão louvável assim. Meryl Streep consegue mais um desempenho grandioso, porém seu filme a desperdiça, Emma Stone até teria chance se não fosse muito jovem e promissora. Laura Dern aparece ai por ser querida entre os votantes do prêmio e Keira Knightley não faz muita diferença em O Jogo da Imitação, mas teve um ano com filmes muito bons, então é digno estar na lista.

Vai ganhar: Patricia Arquette (Boyhood)

Pode ganhar: Laura Dern (Livre), se der a louca na Academia

Faltou: Rene Russo (O Abutre), Jessica Chastain (O Ano Mais Violento), Agata Kulezsa (Ida)…

Meu voto: Emma Stone (Birdman)

~MELHOR ROTEIRO ORIGINAL~

Birdman ou O Grande Hotel Budapeste? Eis a questão. Tal prêmio parece ser a ovação máxima para um diretor como Wes Anderson (surpreendentemente indicado a diretor), porém desassociar um favorito a categoria de melhor filme ao melhor roteiro é difícil, visto que há essa interligação.

Deve ganhar: Birdman

Pode ganhar: O Grande Hotel Budapeste

Faltou: O Ano Mais Violento, Selma, Mr Turner…

Meu voto: Birdman.

~MELHOR ROTEIRO ADAPTADO~

A Teoria de Tudo parece ter grande favoritismo nessa categoria, até pelo fato de ter eclipsado seu companheiro britânico O Jogo da Imitação. Entretanto, nunca podemos duvidar do poder dos Weinstein em alavancar um filme, a categoria seria um prêmio de consolação.

Deve ganhar: O Jogo da Imitação

Pode ganhar: A Teoria de Tudo

Faltou: Garota Exemplar

Meu voto: Whiplash, apesar de ser uma ideia mais original que adaptada.

~MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO~

É incrível que Uma Aventura Lego tenha sido esnobado, tendo todos os atributos para ser favorito na categoria. Como Treinar seu Dragão 2 parece ser a aposta mais sólida, até por ser a chance de premiar a Dreamworks, na falta de um concorrente de peso. Olho nas animações estrangeiras, podem ser azarões.

Deve ganhar: Como Treinar Seu Dragão 2

Pode ganhar: O Conto da Princesa Kaguya

Faltou: Festa no Céu  (acho que ninguém assistiu ou não entendeu…)

Meu voto: Os Boxtrolls

~MELHOR FILME ESTRANGEIRO~

Uma categoria difícil, não há favoritismo certo, tudo pode acontecer. Ida (Polônia) caiu nas graças da crítica, arrecadou inúmeros prêmios, entretanto é um filme tão particular e difícil de compreender que pode acabar não sendo agraciado. Parece que o principal concorrente seria Leviathan (Rússia), outro longa forte, com tom político alto e acidez em relação a Rússia e seu líder Puttin, sua ovação pode servir de provocação ao “rival” dos EUA. Relatos Selvagens (Argentina) parece ser o filme de mais fácil identificação, pode ser um azarão.

Deve ganhar: Ida

Pode ganhar: Leviathan ou Relatos Selvagens?

Tem meu voto: Leviathan

Faltou: Dois Dias, Uma Noite (Bélgica)

~MELHOR CANÇÃO ORIGINAL~

Engraçado ver a canção de Uma Aventura Lego ser indicada quando o filme foi esnobado nas animações. Os indicados são bons, mas Glory é incrível, crítica atual e pertinente e combina perfeitamente com seu longa Selma. Gosto particularmente de Lost Stars, ficaria feliz se levasse, apesar do meu apresso pela favorita.

Deve ganhar: ‘Glory’ (Selma)

Pode ganhar: ‘Im Not Gonna Miss You’ (Glen Campbell)

Tem meu voto: ‘Glory’ (Selma)

Faltou: ‘Were Doing a Sequel’ (Muppets 2)

~MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL~

Dupla indicação para Alexandre Desplat, será finalmente sua vez? Ao que tudo indica sim, até pelo fato de O Grande Hotel Budapeste ser o favorito a ganhar nas categorias técnicas, sendo o mais premiado. Particularmente fico feliz em ver a impecável trilha de Sr Turner entre os indicados, excelente trabalho.

Deve ganhar: Alexandre Desplat (O Grande Hotel Budapeste)

Pode ganhar: Alexandre Desplat (O Jogo da Imitação)

Tem meu voto: Gary Yershon (Sr Turner)

Faltou: Alex Ebert (O Ano Mais violento)

~MELHOR FOTOGRAFIA~

Parece que o Oscar descobriu quem é Emmanuel Lubezki, vencedor do prêmio ano passado por Gravidade, o que pode ser uma desvantagem, sobretudo com Budapeste na disputa.

Deve ganhar: Birdman

Pode ganhar: O Grande Hotel Budapeste

Tem meu voto: Ida

Faltou: Selma

~MELHOR EDIÇÃO~

Só de pensar no trabalho de edição e montagem do longa Boyhood já se imagina o trabalho árduo que deve ter sido. Parece ser o favorito, sobretudo com a incompreensão da edição de Birdman.

Deve ganhar: Boyhood

Pode ganhar: O jogo da imitação, mais um prêmio de consolação?

Meu voto: Whiplash

Faltou: Birdman

~MELHOR FIGURINO~

Parece que mais um prêmio certo para O Grande Budapeste, um trabalho bem feito, entretanto não posso deixar de comentar minha paixão por Sr Turner.

Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste

Pode ganhar: Caminhos da Floresta

Tem meu voto: Sr Turner

Faltou: Selma

~MELHOR DIREÇÃO DE ARTE~

Budapeste veio pra ganhar as categorias de arte, concorrência praticamente nula.

Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste

Pode ganhar: Caminhos da Floresta

Tem meu voto: Sr Turner

Faltou: Selma

~MELHOR CABELO E MAQUIAGEM~

Precisa dizer algo? Mais um pra cota do Budapeste.

Deve ganhar: O Grande Hotel Budapeste

Pode ganhar: Guardiões da Galáxia

Faltou: Sr Turner

Meu voto: O Grande  Hotel Budapeste

~MELHOR DOCUMENTÁRIO~

Documentário louvado por tudo e todos, talvez só a sua polêmica e tom político impeça sua premiação, além do fato de ser dirigido por uma mulher.

Deve ganhar: Citizenfour

Pode ganhar: Virunga

Tem meu voto: Infelizmente não consegui ver nenhum dos nomeados, mas torço pelo Brasil com O Sal da Terra

~MELHOR EDIÇÃO DE SOM~

Um prêmio pro queridinho do Oscar esse ano

Deve ganhar: Sniper Americano

Pode ganhar: Birdman

Tem meu voto: Birdman

Faltou: Guardiões da Galáxia

~MELHOR MIXAGEM DE SOM~

Possível segundo prêmio para Whiplash, o que seria justo.

Deve ganhar: Whiplash

Pode ganhar: Sniper Americano

Tem meu voto: Whiplash

Faltou: Caminhos da Floresta

~MELHOR EFEITOS VISUAIS~

Desde Avatar (2009) a categoria não tem um disputante favorito ao Oscar de melhor filme. O novo planeta dos macacos parece ser aposta certa.

Deve ganhar: Planeta dos Macacos: O Confronto

Pode ganhar: Guardiões da Galáxia

Faltou: Godzilla

Tem meu voto: Guardiões da Galáxia

~MELHOR CURTA~

Ainda não consegui ver os curtas indicados, mas parece que o indicado britânico tem tudo para ganhar.

Deve ganhar: The Phone Call

Pode ganhar: The Butter Lamp

~MELHOR CURTA DOCUMENTAL~

Mais uma categoria que não vi os indicados, mas Crisis Hotline: Veterans Press 1 parece fazer dobradinha com Sniper Americano como queridinho americano.

Deve ganhar: Crisis Hotline: Veterans Press 1

Pode ganhar: Joanna

~MELHOR CURTA EM ANIMAÇÃO~

Cota da Disney

Deve ganhar: The Feast

Pode ganhar: A Single Life