O Movimento modernista atingiu as varias formas do fazer artístico e no Brasil inspirou e conduziu as mãos, seja ao escrever, conduzir uma orquestra ou pintar um quadro, de grandes nomes como Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Anita Malfatti.

Mas há algo que estes três grandes nomes compartilham além do movimento modernista. Todos participaram e estiveram envolvidos com a realização da semana de arte moderna de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, que é um marco do começo do Modernismo no Brasil apesar de seu circulo de exclusividade.

A semana que aconteceu em três dias reuniu grandes nomes : Menotti del Picchia, Mário de Andrade, Vitor Brecheret, Di Cavalcanti e outros e foi recheada de revoluções no fazer artístico até então estabelecido no país. A música, os poemas e a exposição de obras foi recheada por vaias e discussões sobre o modernizar da arte.

Desta forma o Canal Literário Romeu e Julieta celebra o marco do inicio do Modernismo como forma de valorizar o movimento no país e incentivar o acesso as obras modernistas. Confira todo o Especial abaixo, com um vídeo especial ,declamação de poesias por canais convidados e música.

Especial Semana de arte Moderna de 1922

Noite – Menotti Del Picchia | por Mell Ferraz

Os Sapos – Manuel Bandeira | por Anny e Leo

Interior – Ronald de Carvalho | por Gisele Eberspächer

Cascavel – Heitor Villa-Lobos

No meio do caminho – Carlos Drummond de Andrade

Erro de português – Oswald de Andrade | por Augusto Assis

About The Author

Crítico Literário

Fundador, Editor e proprietário do Cine Eterno e estudante de Engenharia Civil mas fascinado pela magia e poesia do cinema e da literatura. Acredita na potencialidade da arte como complemento do modo de vida humano, auxiliando, desvendando e por vezes mitificando diversos conceitos pessoais do homem. Como diria Chaplin " Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa se extrair a imaginação"