Escrita10
Enredo10
Personagens10
Conclusão10
Edição/Capa10
10Total
Reader Rating: (0 Votes)
0.0

Título: Gabriela, Cravo e Canela

Autor: Jorge Amado

Editora: Cia. das Letras

ISBN: 9788535912388

Ano: 2008

Páginas: 424

 Jorge Amado nos faz refletir através dos questionamentos dessa menina mulher

Nascido em 10 de agosto de 1912 no sul do estado da Bahia, filho de produtor de Cacau, Jorge Amado, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Foi portanto, inserido em um meio social de exploração, e injustiças, não tendo devido a sua condição abastada se conformado com a ordem vigente, pelo contrário, tornou-se militante comunista, foi obrigado a exila-se do Brasil em dois momentos, entre 1941 e 1942, e posteriormente em entre 1947 e 1950.

Sua formação influenciou de maneira nítida em sua obra, como por exemplo em Gabriela, Cravo e Canela. Publicado em 1962, mostra-se um romance de leitura extremamente leve, entretanto, são marcantes e bem construídas as criticas acerca da realidade política, mantida através do coronelismo, e ainda o machismo que permeava a cidade de Ilhéus.

Através de Gabriela, o autor demonstra os paradoxos existentes nas tolas convenções sociais, sendo também a personificação das características que uma “mulher de família” não deveria possuir, exceto, é claro, os seus apreciados dotes culinários. Tendo construído uma personagem com uma ingenuidade singular, sem, todavia, perder a sensualidade necessária, Jorge Amado nos faz refletir através dos questionamentos dessa menina mulher, até que ponto um cidade em “progresso” como Ilhéus possui um padrão moral realmente racional, e igualitário.

About The Author

Crítica Literária

Acadêmica em direito, e amante dessa ciência, sonhadora de um mundo mais justo, luta por seus sonhos, e questionara de qual ofício lhe foi dado por destino. Acredita que o ser humano deve buscar a alteridade, e a obtenção de uma mundo mais justo, e isso além de ser feito não somente pelo Direito, mas pelas demais ciências, inclusive pela arte.